PARTICIPE DO BLOG!!!!

ANTES & DEPOIS - Envie fotos de um Antes & Depois feito por você!!! Vale transformação de móveis, cômodos, objetos, qualquer coisa que você tenha dado "aquele jeitinho" !!!

VITRINE - Se vc "fabrica" ou comercializa algum produto ligado ao tema do blog, teremos o maior prazer em publicá-lo na nossa VITRINE!

Envie as fotos e textos explicativos para
ma.leite@hotmail.com


OBS: Não é promoção, nem concurso! É apenas uma maneira de incentivar e exibir o quão prendadas nós somos!!! ;)



Estou no aguardo!!!


Má Leite




terça-feira, 16 de março de 2010

Dica doméstica!


Boa noite!!!!


Navegando pela net, encontrei essa reportagem no site gnt.globo.com que achei muuuitissimo util e queria dividir com quem não teve a oportunidade de ler.

Sempre nos deparamos com algumas dificuldades na hora de contratar uma empregada doméstica, e ainda por cima, após a contratação, como ambientar essa profissional à casa. Por isso, uma especialista deixou dicas valiosas para ajudar nessa hora!

Segue a reportagem!!


Contratar uma nova empregada doméstica é uma tarefa complicada. Além de ser de confiança, o ideal é que a pessoa cozinhe e limpe bem, seja organizada, discreta e saiba as manias de todos os integrantes da família. Mas, como a profissional perfeita não chega pronta, é importante treiná-la de acordo com os seus padrões. Afinal, ela não tem como adivinhar que você gosta de café forte e arroz integral feito na panela de pressão, por exemplo, ou que deve organizar as camisas no armário de acordo com as cores.

Segundo Debora Maciel, diretora técnica de Juiz de Fora da empresa de recursos humanos especializada na contratação de funcionários Unire Desenvolvimento Humano, é preciso definir bem o perfil da futura funcionária. “Isso abrange horário, jornada de trabalho, remuneração, funções e até aspectos mais pessoais, como competências e qualidades individuais”, diz ela. “Uma entrevista bem detalhada não deixa brecha para futuros mal-entendidos e evita desgastes”, complementa.

É de confiança? Cheque o histórico da funcionária.Tenha em mente que a indicação de algum conhecido não é garantia de segurança. “É importante observar o histórico profissional na carteira de trabalho e tomar cuidado com referências falsas, pois muitas vezes são fornecidos números de celulares como contatos de ex-patrões”, explica Debora. “Durante a entrevista, avalie a coerência das informações prestadas”, acrescenta ela.

Com que roupa: usar ou não uniforme?O uso de uniforme também é aconselhável, a fim de marcar o aspecto profissional da relação. “Como a empregada trabalha em ambiente residencial, é comum o papel dela na casa se confundir e resvalar para um lugar de intimidade, inapropriado para os dois lados. Além disso, a doméstica lida diretamente com higiene e saúde, portanto precisa se vestir adequadamente”, afirma Debora.

Pedimos a especialista Debora Maciel para montar uma lista básica de dicas de treinamento para uma nova empregada doméstica:

• Faça um tour pela casa com a nova funcionária, mostrando os lugares e como as coisas devem ser guardadas. Colocar etiquetas nas gavetas é uma boa ideia. “Caso não seja possível acompanhar a empregada pessoalmente, adote o sistema de bilhetes, lista de afazeres e recados. O importante é manter sempre um canal de comunicação”, diz Debora. “A empregadora quer (e precisa) saber tudo que acontece em sua casa”, complementa.

• Se você é fã de uma mesa arrumada, mostre para ela como gosta. Se puder, faça uma foto da mesa posta e deixe com a nova funcionária, para servir de guia no futuro. “A empregada deve conhecer todos os hábitos da casa e das pessoas”, ensina Debora.

• Caso a empregada fique encarregada das compras de supermercado, o ideal é que você a acompanhe da primeira vez, mostre suas marcas e seus produtos preferidos. Faça uma lista básica e, a cada nova saída, aponte o que deve ser comprado.

• Faça uma lista com todos os afazeres dela e um cronograma. Se algo não ficou como você queria, converse. Aponte o que não gostou e mostre como preferia que tivesse sido feito. “Listar e organizar tarefas diárias, semanais, quizenais e mensais é o treinamento básico inicial no funcionamento de uma rotina de casa”, explica Debora.

• Respeite o combinado no contrato de trabalho da empregada. “É comum vermos relações abusivas, com jornadas de trabalho muito extensas e sobrecarga de funções. O tratamento de respeito mútuo deve ser a marca dessa relação”, ensina Debora.

• Gosta de comida vegetariana? Que tal colocar sua nova cozinheira num curso, para ela aprender?


Certo????


Então boa sorte para quem está a procura, pois, sei o quanto é dificil reunir alguém com tantas qualidades!!!! E pra quem já encontrou!!! AGARRE com as duas mãos, pq outra como essa é difíííííííícil!!!


Beijos,

5 comentários:

CARPE DIEM disse...

Eu ainda não tive a sorte de a encontrar... até lá vou metendo as mãos à obra e tentando conciliar com o trabalho fora de casa... não é fácil ;o(

Breatheless Tales disse...

Este post me ajudou bastante. Nunca contratei uma pessoa para trabalhar em casa. Agora estou precisando de alguém e as dicas são preciosas. Abraços.

Natália disse...

Oi Má

Estou fazendo um sorteio para comemorar o niver de 1 ano do blog...apareça por lá!

bjokas,NA

Ana Maria Braga disse...

muito boa as suas dicas. Bjs

EVA CAROLINE | disse...

Cheguei a suspirar...
porque como é difícil...
Tive uma que adorava e que sabia tudinho como gostavamos, mas os problemas familiares atrapalharam e ele não pode mais continuar com a gente, de lá pra cá tenho sofrido... agora decidimos bancar a super familia e tentar nos mesmos dar conta do recado.