PARTICIPE DO BLOG!!!!

ANTES & DEPOIS - Envie fotos de um Antes & Depois feito por você!!! Vale transformação de móveis, cômodos, objetos, qualquer coisa que você tenha dado "aquele jeitinho" !!!

VITRINE - Se vc "fabrica" ou comercializa algum produto ligado ao tema do blog, teremos o maior prazer em publicá-lo na nossa VITRINE!

Envie as fotos e textos explicativos para
ma.leite@hotmail.com


OBS: Não é promoção, nem concurso! É apenas uma maneira de incentivar e exibir o quão prendadas nós somos!!! ;)



Estou no aguardo!!!


Má Leite




quinta-feira, 20 de novembro de 2008

Consciência Negra




e hoje é feriado.... enqto eu não consigo terminar a lixeira, a caixa de remédios e a caixa de chá do meu sobrinho que está chegando... sem falar no meu porta chaves, a meses paizinho deixou o buraquinho pra pendurar o objeto, e até agora nada feito!!! ....acho q é muita coisa pra fazer, pelo menos o tempo tá ajudando a tinta secar rapidinho,.. assim que terminado, mostrarei como ficaram... Abraços




....por enquanto, que tal relembrarmos de algumas influências africanas na nossa cultura???


Abará, acarajé, angu, bobó, cachaça, canjica, caruru, dendê, fubá, inhame, jiló, maxixe, mocotó, mungunzá, muxiba, quiabo, quibebe, quitute, vatapá, chuchu, mingau, pamonha. O que tudo isso tem em comum, além do fato de serem comidas tipicamente brasileiras? Todas nasceram em mãos negras, na cozinhas da casas grandes. São pratos fáceis de comer, que dosaram a força e o exotismo dos temperos africanos para gostos portugueses. São misturas que resumem nossa pluralidade cultural ao condensar ingredientes e técnicas africanas, indígenas e européias. Os Africanos quando foram trazidos para o Brasil, já eram dotados de uma vasta sabedoria na Culinária, pratos tipicamente brasileiros como a feijoada é fruto da adaptação do negro às condições adversas da escravidão que com sobras de carnes juntamente com a sabedoria da culinária africana, já que vários foram os povos africanos que foram trazidos ao Brasil, daí vários conhecimentos culinários, adaptaram-se aquela situação resultando num dos pratos típicos mais apreciados em todo o País. Na Culinária Africana não podemos deixar de mencionar a utilização de frutos do mar, como parte da alimentação.
Alguns dos produtos que podemos destacar como marcantes na influência da culinária brasileira, o Azeite de Dendê, é sem dúvida uma das maiores contribuições para a comida brasileira, é indispensável em inúmeros Pratos Típicos do Brasil tanto diretamente ,como ingrediente, como indiretamente na confecção deles. E alguém imagina hoje a Bahia sem acarajé, azeite de dendê e coentro???



Obrigada pelas visitas recebidas!!!;)

2 comentários:

Unknown disse...

Oioi!! Vim agradecer a visita e já estou aqui conhecendo e acompanhando o seu blog (a primeira!!). Já vi uma afinidade entre nós, vc também é juntada!! E isto faz diferença na hora de montar a casa, não achou? Seja bem vinda ao mundo das blogueira e com certeza, isto vicia, voce ainda não viu nada!! Beijos e volte sempre! Tenha um ótimo final de semana!!

Unknown disse...

Ah, eu de novo. Muito obrigada pela aulinha de craquelê. Com o kit parece realmente muito mais fácil. Beijos