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sábado, 10 de setembro de 2011

Organizando documentos... post longo, porém, muito útil!

BOA TARDE!!!




Eu sei que eu tô muuuuuito sumida, mas preciso ser sincera, ando com paciência zero para ligar o computador... depois de 8horas no trabalho sentada em frente a um, a última coisa que ando querendo quando chego em casa é ligar o meu notebook!


Aaaaah, e eu também tenho uma boa explicação para esse cansaço e essa preguiça toda: ESTOU GRAVIDA!!!!! Se preparem, que junto com o acabamento da construção, virão uma enxurrada de posts sobre decoração para bebês, e etc... q fofo!!! Eu ainda tô bem quietinha em relação a isso porque não sei o sexo do bebê, mas daki a 2 semanas... ME AGUARDEM!! ;)




Bom, vamos falar sobre o post de hoje...


...Há mais de 3 meses comprei umas pastas com a intenção de arquivar meus documentos, comprovantes de pagamentos, etc... e depois de tanto tempo com essas pastas guardadas dentro da sacola que vieram da livraria (tá vendo? não é só o blog que está abandonado....) hoje acordei inspirada pra começar a arrumação. depois de separar todos os documentos por tipo (contas de agua, telefone, luz, etc) fiquei com uma grande dúvida... POR QUANTO TEMPO DEVO GUARDAR OS COMPROVANTES DE PAGAMENTO???



Acessei um site (segue link abaixo) que achei bem útil, vou até imprimir uma listinha desta para deixar à mão e me desfazer dos comprovantes na época certa!




Quanto tempo se deve guardar os documentos?


Com a entrada em vigência do novo Código Civil, em janeiro de 2003, foram alterados os prazos de armazenamento de alguns documentos pelos consumidor. A tabela abaixo faz um resumo do prazo de manutenção para os documentos mais comuns, já de acordo com o novo código:


· 1 ano: Seguros de vida, automóvel, etc; extratos bancários


· 3 anos: Recibo de aluguel


· 5 anos: Taxas e impostos municipais, IPTU, IPVA, contas de água, luz, telefone e gás, taxas de condomínio, mensalidades escolares, faturas de cartões de crédito, pagamento de prestação da casa, contracheques, notas de serviços de profissionais liberais, carnê do INSS


· 6 anos: Recibos e documentos da declaração do Imposto de Renda



Veja a matéria completa aqui


Outra dica - nem todas as empresas enviam o comprovante anual de quitação de pagamentos, por isso, vou ter um pouquinho de dor de cabeça para conseguir todos, mas como é direito MEU, eu quero! Isso vai me ajudar muito com relação a otimizar "espaço" na hora de arquivar todos estes papéis.


Segue abaixo a lei pra vocês lerem, já que algumas empresas, quando solicitadas, parecem não saber do que se trata, aí, você falando que é direito do consumidor previsto na lei tal, a coisa muda de figura! (hehe)






Veja aqui a reportagem do Jornal Hoje que também me ajudou a "montar" este post.


UFA!!!! Se tratando de um trabalho tão demorado, não tinha como fazer um post menos detalhado, espero que tenham gostado e se animem para colocar ordem na casa!!! ;)


Amanhã eu ainda tenho muita coisa pra fazer até terminar o meu.....


Uma excelente noite de sábado e um bom domingo!!!


Beijos,