PARTICIPE DO BLOG!!!!

ANTES & DEPOIS - Envie fotos de um Antes & Depois feito por você!!! Vale transformação de móveis, cômodos, objetos, qualquer coisa que você tenha dado "aquele jeitinho" !!!

VITRINE - Se vc "fabrica" ou comercializa algum produto ligado ao tema do blog, teremos o maior prazer em publicá-lo na nossa VITRINE!

Envie as fotos e textos explicativos para
ma.leite@hotmail.com


OBS: Não é promoção, nem concurso! É apenas uma maneira de incentivar e exibir o quão prendadas nós somos!!! ;)



Estou no aguardo!!!


Má Leite




terça-feira, 4 de maio de 2010

Como disfarçar o muro???

Boa noite!!!!



Depois do post que fiz sobre minha área de lazer, fiquei quebrando a cuca pra descobrir formas de disfarçar o muro, plantei falsa vinha em alguns pontos, mas q vingou só em um lugar.... Marido e eu queremos um ambiente bem ecológico, por isso, já decidimos - não vamos rebocar o muro!

Vamos optar por algo mais econômico e que fica visualmente mais bonito!!! talvez eu tente em usar em alguns lugares o tijolo aparente.... mas como o muro é de blocos, talvez não dê certo...

bom, mas tudo isso são planos.... mas como PLANEJAR é gostoso, já tô preparando algumas opções!!!!

dia 11/05 começo um curso de Introdução ao paisagismo, me aguenta depois hein?????

Pesquisei bastante sobre cercas vivas, e montei um resuminho, acho q =ue me ajudou a clarear as idéias, e a hera q era minha primeira opção, já não encabeça mais a lista de desejos!!!

de qualquer forma, muito obrigada pelas leitoras que me deixaram as dicas do muro!!!






Segurança, privacidade, ornamentação, delimitação de espaços, redução de ruídos e poluição, quebra-vento. São várias as finalidades de uma cerca-viva e é conforme sua função que se escolhe a espécie mais apropriada.
Nada de alambrado, arame farpado ou cerca de zinco. A cerca-viva é uma bela maneira de oferecer segurança e privacidade aos moradores de casas. Quando bem cuidada, deixa os limites do terreno ainda mais bonitos. E não pense que não há como escapar das cercas de ficus ou cipreste.‘‘Tudo depende da criatividade do paisagista e do bom gosto do cliente’’, diz o paisagista Renato Calhao. Segundo ele, pode-se fazer uma cerca de arbustos, trepadeiras e até árvores.
As pessoas optaram pelo ficus (hera) por vários motivos. Um deles é a capacidade da planta de manter as folhas verdes na época da seca, além de ser barata. De acordo com o viveirista Nicolau von Behr, uma muda custa cerca de R$ 0,50. Como não existe planta perfeita, o ficus também tem suas desvantagens. ‘‘A árvore possui uma raiz muito forte, que vai atrás de água. Então, o ficus pode deformar calçadas’’, conta Nicolau. Renato, por sua vez, lembra que se deve ter o cuidado de saber onde o ficus está sendo plantado: ‘‘A raiz pode arrebentar a encanação da casa porque, às vezes, ela chega a ter a mesma grossura do tronco’’
Os paisagistas sugerem outras opções para quem gosta de fazer das cerca-vivas uma obra de arte. A planta ideal é a buxinho. No entanto, há que se gastar: uma muda custa, no mínimo, R$ 8. ‘‘Acaba ficando muito caro ter cerca-viva de buxinho’’, diz Nicolau. Mas, segundo ele, é a que mais aceita ser modelada.Já Renato dá uma sugestão bem agradável e diferente: cercas-vivas de plantas aromáticas. Uma delas é a murta, de fragrância bem suave. ‘‘O dono da casa tem que sentir e gostar do cheiro da planta’’, diz. O interessante é que as cercas-vivas aromáticas podem atrair pássaros, como o beija-flor. Ele também oferece as trepadeiras como uma saída para quem não quer uma cerca de ficus. É possível ter uma cerca bem colorida com vários tipos de trepadeira compondo o visual de proteção da casa.





(reportagem do jornal Correio Braziliense)

Tumbergia-arbustiva!!! ADOREI!!!!!





Jasmin do cabo (ou gardênia)




Tumbergia arbustiva (dnovo)



Arundinas!!! ou Orquideas de chão!




Quem não tem jardim, planta no vaso!!!!!! ;)




Mais um pouquinho de tumbergia arbustiva (deixei MUITO claro minha preferência????)





Jardineira suspensa e treliças com trepadeiras disfarçam o muro alto. As palmeiras quando crescerem também ajudará nesta tarefa. (http://www.iacaruja.com.br/)





Cerca viva de exórias!!! AMEI!!!!!!!!


Cerca viva com arbusto! (terranova-palhoca.blogspot.com)


Murta.



Ficus e ripsalis dão movimento ao muro. Esse jardim tem várias boas idéias.Veja AQUI a matéria completa!!!


Hibisco vermelho oferece flores e bela folhagem!



Tintas coloridas, molduras com madeira e fibra de coco com plantas.... show!


Eucalipto e baldinhos com ervas e plantas!




E para terminar o post de hoje.....vEsse foi o selinho que ganhei da Mary!!!!
Mary, me desculpe a demora, mas gostei muito!!! Há muito tempo não recebia um selinho!!! ;)





Então por hoje é só!!!!!
;)
Essa semana ainda volto com ANTES & DEPOIS!!!!!!
beijos,
Boa semana!!!!

7 comentários:

Natália disse...

Oi Má

Fica difícil de escolher mesmo viu!? hehehe

bjokas,NA

Ana B disse...

Oi, Má. Aqui em casa temos 20 metros de muro nos fundos e resolvemos com canteiros que mesclam murtas, dois tipos de palmeirinha e crótons. Mas no quintal da frente a coisa tá feia, pq nem rebocado está e são dois muros de 30 metros e outro de 10 na frente... acho que tenho muito trabalho ainda, né?? rsrsrs
Ah, quanto ao antes-depois, pode ser coisa que já publicamos no blog? Se puder, mando.
bj

Ivonete disse...

Ola Ma!
Gostaria de dar a minha opinião, Mari, eu moro em uma casa térrea que foi construida em um terreno de 10 por 50 então imagine o que eu tenho de muros, pelo fator ecológico e econômico usamos Hera aquela que agarra (o muro foi rebocado antes)a manuntenção é desgastante, as podas tem que ser frequentes ,elas invadem as calhas eos telhados dos vizinhos,e traz umidade aos muros, tinhámos reclamações constantes. Quando não aquentávamos mais a situação, depois de 10 anos, eu relutei muito, resolvemos retirá-las ai começou a outra luta junto com ela saiu todo o reboco...enfim devemos tomar cuidado com cercas vivas.Espero que meu depoimento seje útil.
Beijocas!!!

Nile e Richard disse...

Oi colega.
Uma passagem rapidinha para felicitá-la pelo próximo dia das mães.
Tem mimo no meu blog para você.
abçs.Richard.

Ivana Soares disse...

ola; mues parabens ,adorei essa ideias e as outras tmb;super criativas, tds demais.bjos.hptt/cantinho do artesanato e da criatividade.blogspot.com

Raquel disse...

Oi! estou passando pelo teu blog pela primeira vez.Ele é lindo! Amei! Quanto aquela árvore que tu achou parecida com uma roseira gigante o nome dela aqui no Rio Grande do Sul é Camélia.Realmente ela é linda! Na casa da minha mãe tem um pé de Camélia lindo lindo!Beijos e parabéns pelo blog! Raquel Guaíba/RS.

jeniffer disse...

Olá, Parabéns pelos artigos, eles tornaram o Blog excelente!!!
Somos da Gramas Pardim uma empresa que produz, comercializa e aplica Grama Natural de altíssima qualidade nos mais diversos segmentos e regiões do Brasil.
Visite nosso site e confira os Tipos de Grama que trabalhamos:
Grama Esmeralda
Grama Bermudas
Grama São Carlos
Grama Batatais
Grama Santo Agostinho
Grama Coreana

Fornecemos para todo o Brasil, solicite-nos um orçamento para sua cidade e obtenha o melhor Preço de Grama do mercado, entre tantos municípios distribuímos:
Grama em São Paulo SP
Grama em Campinas SP
Grama em Guarulhos SP
Grama em Ribeirão Preto SP
Grama em Belo Horizonte MG
Grama em Rio de Janeiro RJ
Confira !!!