PARTICIPE DO BLOG!!!!

ANTES & DEPOIS - Envie fotos de um Antes & Depois feito por você!!! Vale transformação de móveis, cômodos, objetos, qualquer coisa que você tenha dado "aquele jeitinho" !!!

VITRINE - Se vc "fabrica" ou comercializa algum produto ligado ao tema do blog, teremos o maior prazer em publicá-lo na nossa VITRINE!

Envie as fotos e textos explicativos para
ma.leite@hotmail.com


OBS: Não é promoção, nem concurso! É apenas uma maneira de incentivar e exibir o quão prendadas nós somos!!! ;)



Estou no aguardo!!!


Má Leite




terça-feira, 4 de maio de 2010

Como disfarçar o muro???

Boa noite!!!!



Depois do post que fiz sobre minha área de lazer, fiquei quebrando a cuca pra descobrir formas de disfarçar o muro, plantei falsa vinha em alguns pontos, mas q vingou só em um lugar.... Marido e eu queremos um ambiente bem ecológico, por isso, já decidimos - não vamos rebocar o muro!

Vamos optar por algo mais econômico e que fica visualmente mais bonito!!! talvez eu tente em usar em alguns lugares o tijolo aparente.... mas como o muro é de blocos, talvez não dê certo...

bom, mas tudo isso são planos.... mas como PLANEJAR é gostoso, já tô preparando algumas opções!!!!

dia 11/05 começo um curso de Introdução ao paisagismo, me aguenta depois hein?????

Pesquisei bastante sobre cercas vivas, e montei um resuminho, acho q =ue me ajudou a clarear as idéias, e a hera q era minha primeira opção, já não encabeça mais a lista de desejos!!!

de qualquer forma, muito obrigada pelas leitoras que me deixaram as dicas do muro!!!






Segurança, privacidade, ornamentação, delimitação de espaços, redução de ruídos e poluição, quebra-vento. São várias as finalidades de uma cerca-viva e é conforme sua função que se escolhe a espécie mais apropriada.
Nada de alambrado, arame farpado ou cerca de zinco. A cerca-viva é uma bela maneira de oferecer segurança e privacidade aos moradores de casas. Quando bem cuidada, deixa os limites do terreno ainda mais bonitos. E não pense que não há como escapar das cercas de ficus ou cipreste.‘‘Tudo depende da criatividade do paisagista e do bom gosto do cliente’’, diz o paisagista Renato Calhao. Segundo ele, pode-se fazer uma cerca de arbustos, trepadeiras e até árvores.
As pessoas optaram pelo ficus (hera) por vários motivos. Um deles é a capacidade da planta de manter as folhas verdes na época da seca, além de ser barata. De acordo com o viveirista Nicolau von Behr, uma muda custa cerca de R$ 0,50. Como não existe planta perfeita, o ficus também tem suas desvantagens. ‘‘A árvore possui uma raiz muito forte, que vai atrás de água. Então, o ficus pode deformar calçadas’’, conta Nicolau. Renato, por sua vez, lembra que se deve ter o cuidado de saber onde o ficus está sendo plantado: ‘‘A raiz pode arrebentar a encanação da casa porque, às vezes, ela chega a ter a mesma grossura do tronco’’
Os paisagistas sugerem outras opções para quem gosta de fazer das cerca-vivas uma obra de arte. A planta ideal é a buxinho. No entanto, há que se gastar: uma muda custa, no mínimo, R$ 8. ‘‘Acaba ficando muito caro ter cerca-viva de buxinho’’, diz Nicolau. Mas, segundo ele, é a que mais aceita ser modelada.Já Renato dá uma sugestão bem agradável e diferente: cercas-vivas de plantas aromáticas. Uma delas é a murta, de fragrância bem suave. ‘‘O dono da casa tem que sentir e gostar do cheiro da planta’’, diz. O interessante é que as cercas-vivas aromáticas podem atrair pássaros, como o beija-flor. Ele também oferece as trepadeiras como uma saída para quem não quer uma cerca de ficus. É possível ter uma cerca bem colorida com vários tipos de trepadeira compondo o visual de proteção da casa.





(reportagem do jornal Correio Braziliense)

Tumbergia-arbustiva!!! ADOREI!!!!!





Jasmin do cabo (ou gardênia)




Tumbergia arbustiva (dnovo)



Arundinas!!! ou Orquideas de chão!




Quem não tem jardim, planta no vaso!!!!!! ;)




Mais um pouquinho de tumbergia arbustiva (deixei MUITO claro minha preferência????)





Jardineira suspensa e treliças com trepadeiras disfarçam o muro alto. As palmeiras quando crescerem também ajudará nesta tarefa. (http://www.iacaruja.com.br/)





Cerca viva de exórias!!! AMEI!!!!!!!!


Cerca viva com arbusto! (terranova-palhoca.blogspot.com)


Murta.



Ficus e ripsalis dão movimento ao muro. Esse jardim tem várias boas idéias.Veja AQUI a matéria completa!!!


Hibisco vermelho oferece flores e bela folhagem!



Tintas coloridas, molduras com madeira e fibra de coco com plantas.... show!


Eucalipto e baldinhos com ervas e plantas!




E para terminar o post de hoje.....vEsse foi o selinho que ganhei da Mary!!!!
Mary, me desculpe a demora, mas gostei muito!!! Há muito tempo não recebia um selinho!!! ;)





Então por hoje é só!!!!!
;)
Essa semana ainda volto com ANTES & DEPOIS!!!!!!
beijos,
Boa semana!!!!

5 comentários:

Natália disse...

Oi Má

Fica difícil de escolher mesmo viu!? hehehe

bjokas,NA

Ana B disse...

Oi, Má. Aqui em casa temos 20 metros de muro nos fundos e resolvemos com canteiros que mesclam murtas, dois tipos de palmeirinha e crótons. Mas no quintal da frente a coisa tá feia, pq nem rebocado está e são dois muros de 30 metros e outro de 10 na frente... acho que tenho muito trabalho ainda, né?? rsrsrs
Ah, quanto ao antes-depois, pode ser coisa que já publicamos no blog? Se puder, mando.
bj

Ivonete disse...

Ola Ma!
Gostaria de dar a minha opinião, Mari, eu moro em uma casa térrea que foi construida em um terreno de 10 por 50 então imagine o que eu tenho de muros, pelo fator ecológico e econômico usamos Hera aquela que agarra (o muro foi rebocado antes)a manuntenção é desgastante, as podas tem que ser frequentes ,elas invadem as calhas eos telhados dos vizinhos,e traz umidade aos muros, tinhámos reclamações constantes. Quando não aquentávamos mais a situação, depois de 10 anos, eu relutei muito, resolvemos retirá-las ai começou a outra luta junto com ela saiu todo o reboco...enfim devemos tomar cuidado com cercas vivas.Espero que meu depoimento seje útil.
Beijocas!!!

Ivana Soares disse...

ola; mues parabens ,adorei essa ideias e as outras tmb;super criativas, tds demais.bjos.hptt/cantinho do artesanato e da criatividade.blogspot.com

Me chamo Raquel disse...

Oi! estou passando pelo teu blog pela primeira vez.Ele é lindo! Amei! Quanto aquela árvore que tu achou parecida com uma roseira gigante o nome dela aqui no Rio Grande do Sul é Camélia.Realmente ela é linda! Na casa da minha mãe tem um pé de Camélia lindo lindo!Beijos e parabéns pelo blog! Raquel Guaíba/RS.